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Moda com propósito

Atualizado: Abr 6

Vou contar um pouco de como surgiu a ideia da ARTIGO 5º e como tomamos coragem de transformá-la em realidade.


Vestindo uma das primeiras criações

Escolher o que se vai fazer da vida nas próximas décadas pode ser uma tarefa difícil para uma jovem de 16 anos. Optei pela faculdade de direito com esta idade, e de cara já levei um susto: por que estava aprendendo sobre os meus direitos fundamentais somente na faculdade?! A sensação de que todo mundo deveria saber o que é a Constituição Federal e o conteúdo dela era algo tão óbvio que me pareceu uma afronta este conteúdo não fazer parte do universo curricular do ensino médio.


Segundo espanto: por que é que no direito as pessoas escrevem e falam usando termos tão difíceis?! Ok, toda área tem suas especificidades e termos próprios que ajudam a aprofundar sua prática e compor a sua ciência... Mas quando se trata de direitos de todos, o "juridiquês"usado de modo exagerado afasta o cidadão comum da sua cidadania, você não acha? Eu pensei que sim.


Como aproximar nossos direitos das pessoas fora do universo jurídico?

A criativa aqui sonhava em se formar e lançar uma marca de roupas para ajudar a aproximar as pessoas dos nossos direitos: ARTIGO 5° - já tinha nome e tudo, inspirado neste artigo da Constituição Federal que garante nossos direitos fundamentais. E o lance com as roupas não é por ser ou pretender ser fashionista... é porque as roupas nos acompanham todos os dias. A ideia era trazer bem para perto o conhecimento dos nossos direitos... trazer para o dia a dia... sabe?


A criação como ofício

Convenhamos que criar uma marca de roupas não é bem um objetivo para ter um diploma de uma área como o direito. Então depois de aprender a filosofia do direito, direito constitucional, civil, penal, comercial y otras cositas más, no quarto ano transferi para o curso de Design.

A Mary, também vestindo nossa camiseta

Já no primeiro dia de aula me deparei com aquela figura original de cabelos brancos, calça jeans e sorriso no rosto, a Mary Saldanha. Quatro anos mais tarde (2008), de canudos nas mãos, começamos uma jornada profissional neste lugar delicioso que hoje se chama POLCA. Atendemos dezenas de empresários criando identidades visuais para os seus negócios, grupos de artesãs pelo estado inteiro, e não sobrava um tempinho para os nossos projetos guardados - e nunca esquecidos.


Confiança e coragem

No fim de 2012 a Mary foi morar em Bali, na Indonésia. Passou três anos trabalhando em uma empresa na área da moda, e em contato com empresas brasileiras produzindo por lá. Trouxe na mala uma confiança de que era possível investir nesta área, mesmo aqui, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Tínhamos know-how em design, branding e agora moda. O Brasil em crise nos trouxe menos clientes para atender. Passamos juntas por desafios pessoais que foram diminuindo nossas possibilidades de consultorias e nesta situação, que até parecia uma desvantagem, havia a possibilidade de empreender.

O retrato do Brasil enquanto coisa

Nosso rito de trabalho por aqui não começa sem comentários sobre o que acontece no país. Sabe, investimos tutano nisso, trocando ideias e pontos de vista, nem sempre concordantes, claro. Sabemos que não somos as únicas. Nos últimos anos, o debate sobre política, direitos, economia, iniciativas públicas e privadas cresceu demais no Brasil e nem sempre os argumentos deste debate todo que fazemos e lemos nas redes têm um fundamento jurídico.. porque, de forma geral, não conhecemos como as coisas funcionam, ou deveriam funcionar. Aquele velho problema, lembra?


A moda como expressão

Assim aquela ideia de mais de uma década fazia até mais sentido agora (2016). Grandes marcas internacionais voltaram a apostar nas t-shirts como meio de expressão (alô, anos 90), e as camisetas alltype (com escritos) começaram a dominar as ruas.


Sabe aquela sensação de que tudo fez sentido agora?


Foi aí que começamos, e lançamos a marca em outubro de 2017.


Os detalhes a gente continua contando por aqui.


#MarcaComPropósito


;)





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